A hospedagem cloud ou cloud computing, é quando vários servidores virtuais são interligados em diversos computadores para aumentar a capacidade de armazenamento e processamento. Cloud computing também pode ser chamada de hospedagem na nuvem.

Em vez de usar um único servidor, seu site pode acessar um “cluster” que usa recursos de um pool centralizado. Isso significa que mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site.

Entenda cloud como uma rede de diferentes computadores, mas todos interconectados. À medida que mais máquinas são conectadas a esta rede, mais recursos são adicionados à nuvem geral.

Com a hospedagem cloud, você terá uma parte do chamado cluster da nuvem. Ao contrário de hospedagem tradicional, onde você tem uma quantidade de espaço de um único servidor. Ficou claro? Você então terá acessos a recursos de mais do que só um servidor, mas de uma nuvem composta por diversos computadores interligados.

Os principais benefícios da hospedagem cloud incluem o uptimerecursos isoladosalta escalabilidade e um endereço de IP dedicado.

Quais as diferenças entre a hospedagem em nuvem e a compartilhada?

A arquitetura de hospedagem cloud é diferente da configuração usada na hospedagem comum que você vê por aí:

  • A maioria das hospedagens compartilhadas usa o método centralizada em que um servidor contém vários sites. Então se esse servidor cair, o mesmo acontece com todas as outras contas.
  • Por outro lado, o método distribuído da hospedagem cloud resolve esse problema. Como cada site é “distribuído” em vários locais, você não terá nenhum tempo de inatividade caso um servidor no cluster tenha um problema.

Grandes sites, como os sites de pesquisa e redes sociais, usam a abordagem distribuída, já que nenhum servidor único poderia lidar com essa carga.  Projetos robustos como esses constroem sua própria arquitetura de hospedagem cloud ou contratam recursos de um provedor de hospedagem na nuvem.

Quais as vantagens de hospedar na nuvem?

Com a transformação digital, há uma grande procura por tecnologias que possam atender às necessidades de manter um ambiente com alta disponibilidade. A hospedagem em nuvem oferece uma série de benefícios que atendem a essa exigência, confira os principais a seguir.

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade que o ambiente tem de aumentar ou diminuir recursos computacionais conforme a necessidade de utilização. Existem situações em que um site requer uma maior utilização de recursos, como mais espaço em disco, mais recursos de rede etc. Um exemplo é durante períodos de grande movimento, como a Black Friday.

Com a hospedagem em nuvem esse aumento de recursos é feito automaticamente. Assim, quando o sistema percebe uma maior requisição de processamento, faz a liberação automática conforme a necessidade de utilização. Além disso, quando o processamento volta ao padrão normal, o ambiente também é reduzido ao seu estado original.

Controle de custos

A hospedagem em nuvem é contratada conforme a necessidade de utilização. Ou seja, a empresa define o quanto quer gastar com o ambiente. Além disso, caso haja a necessidade de utilização de recursos adicionais, conforme mencionado no exemplo da Black Friday, a cobrança é feita de acordo com a utilização.

Isso quer dizer que é possível contratar um ambiente que atenda a necessidade de processamento do dia a dia, contar com recursos extras quando necessário e pagar à medida que os utiliza.

Capacidade de processamento

Conforme mencionamos, a hospedagem em nuvem utiliza diversos servidores para criar o ambiente virtual. Em função disso, é possível adicionar e remover recursos computacionais com facilidade em qualquer instância. Dessa forma, a capacidade de processamento pode ser ampliada conforme a necessidade de uso.

Redução de custos

A hospedagem em cloud contribui para reduzir o custo das empresas em investimentos com infraestrutura. Por ser um ambiente extremamente flexível, pode ser utilizado para tarefas como criar um site, como forma de armazenamento de arquivos corporativos, para hospedar um blog etc.

Portanto, em vez de investir em hardwares caros e licença de softwares, a empresa contrata o serviço de hospedagem conforme a sua necessidade de utilização.