Os serviços fornecidos pela computação em nuvem envolvem servidores, armazenamento, banco de dados, rede, software, análises e entre outras coisas que são realizadas pela internet.

As inovações tecnológicas fizeram a cloud computing ganhar mais popularização, e, consequentemente, mais pessoas utilizando esse serviço. Já que a computação em nuvem exclui aquela ideia de que para usar aplicativos temos que baixa-los no computador, pois o serviço fica disponível na internet e é de fácil acesso.

A computação em nuvem ganhou fama por essas características já citadas e também por que o usuário só precisa se preocupar em acessar para utilizar os serviços, e ao fornecedor fica o dever de cuidar de todas as tarefas de desenvolvimento, manutenção, atualização, armazenamento, backup e entre outros.

Classificações de Computação em Nuvem

A computação em nuvem pode ser segmentada em três tipos, IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Solftware como Serviço).

A Infraestutura como Serviço, o IaaS, é o tipo mais básico da comunicação em nuvem pois o usuário tem a sua disposição uma porcentagem de serviços, como a infraestura de TI, servidores e máquinas virtuais, armazenamento além de redes e sistemas operacionais.

Outro tipo é a Plataforma como Serviço, PaaS, e é um serviço da cloud computing que fornece um ambiente na internet para que atender a demanda do usuário em serviços como testes, gerenciamento de aplicativos de software e entre outros. O PaaS foi desenvolvido para auxiliar os fornecedores na hora de desenvolver aplicativos de web de forma mais rápida, sem preocupação com a configuração, rede e banco de dados, armazenamento e outros.

Há ainda o Software como Serviço, SaaS, que é usado para disponibilizar aplicativos através da internet. Pelo SaaS as empresas que fornecem serviços de computação em nuvem hospedam e cuidam do aplicativo de software do usuário, sendo desse o trabalho apenas de se conectar pela internet e utilizar o navegador, seja pelo telefone, ou computador.

Quais os principais benefícios da Computação em Nuvem?

Vamos citar seis motivos pelos quais a cloud computing estão cada vez mais sendo aderidas por grandes organizações para realização de serviços.

Sendo o primeiro deles o custo, já que o uso da computação em nuvem exclui gastos desnecessários como a compra de hardware, software, instalação, eletricidade e consultas com especialistas de TI para ajudar no gerenciamento e entre outros.

Entre os benefícios da cloud computing está também a velocidade de setup inicial/implementação, e um dos motivos disso é que os serviços são fornecidos sob demanda para que até os que são em grandes quantidades possam ser feitos em apenas alguns minutos.

A escala global e a produtividade são benefícios da computação em nuvem que incluem a capacidade de dimensão do serviço e alcançar as metas através de uma produção mais rápida, acelerando a produção.

Há ainda a confiabilidade que garante a redução de custos de backup de dados, recuperação, e uma confiança que não permite espalhar os dados pela internet.

Fonte: Escola Linux